Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

NOTÍCIAS

Como montar um Food Truck? 

A ideia de montar um Food truck te interessou? Então acompanhe com a gente este artigo que vai te explicar direitinho toda a parte de regulamentação sobre food truck e como montar um food truck.

Campinas fazendo parte do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná é um dos poucos lugares no Brasil que tem uma regulamentação oficial sobre Food Trucks em fase de implementação. A publicação da lei 15.947 / 2013, na cidade de São Paulo em Maio de 2014 foi que oficializou a regulação da venda de alimentos em barracas, carros e veículos motorizados.

Como vocês já devem ter ouvido falar, o Brasil é um dos lugares mais rígidos do mundo quando o assunto é alimentação. É um dos poucos lugares em que a Vigilância Sanitária é assunto muito sério! Então fique atento.

Mas acredite nós devemos nos orgulhar desta rigidez.

Se você realmente tem interesse de saber como montar um Food Truck, a primeira coisa a saber são as regras certinhas para colocar seu negócio para funcionar em Campinas.

Então vamos lá!

A REGULAMENTAÇÃO SOBRE FOOD TRUCK DEFINE:

  • A utilização dos equipamentos se está tudo certo – conforme especificação dos bombeiros.
  • Se seu negócio realmente entra nos parâmetros de um Food Truck – Veículos automotores que são recolhidos no final do expediente e com até 6,30 metros.
  • Obrigações dos licenciados – documentação, DETRAN e licença.
  • Obrigação de manter as regras da legislação sanitária vigente.

A concessão da licença e a fiscalização dos Food Trucks são controladas pela subprefeitura da região. (caso exista alguma na cidade)

Como montar um Food Truck

 

Como montar um food truck - Campinas
Foto by Derek De Glymes

 

ALGUMAS BOAS PRÁTICAS ESPERADAS EM RELAÇÃO À MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS REGIDAS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

 

  • Planejamento do layout da cozinha móvel – para não ficar transportando o alimento de um lado para o outro e correr o risco de contaminação.
  • Aquisição de termômetro calibrado – para monitorar as temperaturas certas de armazenamento, manutenção, cozimento, transporte entre outros. Para não ter o risco de proliferação de bactérias por causa de temperatura.
  • Água potável – ter sempre a quantidade de água potável suficiente para um dia de trabalho.
  • Resíduos gerados – ter um lugar onde armazenar água suja da pia e descarte apropriado. Além dos resíduos de alimentos que devem ser guardados em lixeiras sem acionamento manual, o óleo de frituras armazenado em bombas próprias para isso e o descarte apropriado com empresa licenciada.
  • Energia elétrica – deve ser planejada para que o caminhão não tenha nenhum susto no meio do processo de montagem e venda dos alimentos. Gerador próprio.
  • Estrutura física, móveis e equipamentos – fogão grelha, geladeira e todos os utensílios utilizados no processo devem seguir as normas sanitárias. Deverá ter uma pia para a lavagem das mãos com kit de sabão líquido bactericida, álcool gel e papel toalha 100% não reciclado.
  • Instalação do fogão – seguir a orientação dos bombeiros da região e todos os outros equipamentos que possam ser interligados.
  • Documentação – é necessário montar um Manual de boas práticas (MBP) para consulta dos funcionários e um de procedimentos operacionais padronizados (POP). E uma planilha de registro de monitoramento da temperatura dos alimentos no Truck.

 

O truck precisa estar conforme as regras do DETRAN e, além disto, o food truck precisa ser regularizado em alguma destas modalidades:

  • Microempreendedor individual
  • Microempresa
  • Empresa de pequeno porte

 

Além de tudo dito acima, além de você saber tudo isso em como montar um Food Truck, é indispensável fazer um bom marketing do seu food truck, ter um nome bacana, estar nas redes sociais e claro, sempre manter um bom networking com parceiros, caso você esteja procurando empresas especializadas na montagem de food trucks, entre em contato com a gente por aqui.

Agora que você está um pouco mais informado sobre como montar um food truck, veja como encontrar food truck ideal para um evento e como encontrar food trucks em Campinas.

Para saber mais detalhes de como montar seu Food Truck, você pode consultar o manual do SEBRAE formulada especialmente para food trucks.

Veja algumas dicas bem bacanas neste vídeo abaixo da Youtuber manda pit:

Quer mais dicas? Veja como montar um cardápio ideal para o seu food truck e dicas de como investir no marketing do seu food truck.

Para ficar sempre informado sobre as novidades e eventos de food trucks em Campinas, siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Plus.

 

 

Related posts

1 Comment

  1. Aprovada a Regulamentação de Food Trucks - Food Truck Campinas - O melhor Guia de Food Trucks de Campinas

    […] da Câmara dos Deputados aprovou no início do ano a  proposta que disciplina as atividades de Food Trucks, Food Bikes e Food Trailers no Brasil. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado […]

Deixe uma resposta

Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, a Hello Truck agradece seu contato. Como podemos te ajudar?