A ascensão dos Food Trucks no interior Paulista

0
126
views
A-ascensao-dos-Food-Trucks-no-interior-paulista

Em meados de 2014-2015, os Food Trucks invadiram a capital Paulista em uma onda de comida sobre rodas que parecia que nunca iria passar, mas com o aumento expressivo de novos empreendedores montando food trucks o mercado acabou saturando e os trucks em SP acabaram diminuindo consideravelmente. Questões financeiras, prefeitura que não ajudou muito, muita gente empreendendo sem ter muita experiência com comida, enfim, o mercado acabou desacelerando na capital por diversos fatores.

Já no interior de São Paulo a demanda por Food Trucks tem aumentado, praticamente todo final de semana é possível encontrar eventos com food trucks pelas cidades do interior do estado:  Campinas, Valinhos, Ribeirão Preto, Jundiaí, são por exemplo algumas das cidades que estão vendo este aumento da demanda acontecer.

Muitos Food Trucks conceituados da capital tem optado por passar alguns finais de semana no interior, é o caso do Buzina Food Truck dos conceituados chefs Jorge Gonzalez e Márcio Silva, um dos pioneiros no ramo e referência na área, que com frequência estaciona em Campinas trazendo suas delícias gastronômicas na cidade, outro renomado Food Truck que sempre podemos ver por Campinas é o Holy Pasta do chef Adolpho Schaefer.

 

Campinas tem uma das cenas de Food Trucks mais diferenciadas do país, com muitos carros. Então, vemos que o mercado de Food Trucks do interior ainda tem muito a mostrar, diz Pedro Tannus sócio proprietário da Home Works – Cozinha de Garagem.

Food Trucks no interior - home-works-cozinha-de-garagem

Pedro diz que o mercado de Food Trucks no interior sempre foi diferente do que rolava na Capital. “Sempre houve eventos de comida de rua no interior, muito antes da onda dos Food Trucks, e o que acontece é que esses eventos foram migrando para o formato Food Truck. A crise vivenciada pela economia brasileira atingiu o mercado de Food Trucks também, e isso gerou o que tem se chamado de “fim” do mercado. Mas isso é apenas uma meia verdade. Muitas operações fecharam recentemente, mas percebe-se que, da mesma maneira que o grande boom de 2014/2015 foi maior na Capital, esse fenômeno também é mais acentuado em São Paulo. No interior ainda vemos surgir muitas novas operações, muito eventos rolando, e as empresas tentando se adaptar a novos segmentos de mercado.”

 

A verdade é que os Food Trucks são uma ótima alternativa gastronômica para eventos, seja um evento corporativo, no estacionamento de uma loja, festivais, festas de aniversário, casamentos, etc. Em Campinas por exemplo é possível encontrar Food Trucks espalhados pela cidade com certa facilidade, podemos dizer que Campinas tem sido um berço acolhedor para os Truckeiros, a cidade possui um público potencial e muito eventos gastronômicos, o que acaba aquecendo o setor. O mercado é promissor e ainda crescente e muito interessante para o produtor de eventos, que tem uma forma compacta e organizada de alimentação de rua com toda a higiene, segurança e rapidez exigida. diz o Tulio da WB Produções, uma produtora que sempre leva Food Trucks para os seus eventos.

O mercado de Food Trucks tem crescido exponencialmente, acredito que a situação econômica tem favorecido o segmento, por um lado o  alto índice de desemprego tem despertado o interesse de diversas pessoas a ingressar num novo segmento, o qual tem demonstrado ser rentável e bastante promissor. Por outro lado, pessoas que já atuam no segmento alimentício, que já possuem pontos fixos, estão se reinventando, buscando diversificar suas fontes de renda para driblar a crise econômica montando uma operação sobre rodas. Acredito também que está surgindo um novo conceito de comida de rua, onde consumidores mais exigentes estão procurando cada vez mais produtos diferenciados e variedade, o que provavelmente tem contribuído com a queda de clientes que frequentavam alguns pontos fixos, diz Saulo Marques da empresa CampTrailer, que fabrica Food Trucks e trailers na região. Saulo nos disse que a demanda está em constante crescimento.

 

A procura tem sido por clientes de diversas cidades e estados, não somente em São Paulo, mas na região Norte, Nordeste, Sul e Centro oeste também. A CampTrailer entregou mais de 90 unidades somente nos últimos 7 meses e a cada mês a demanda tem aumentado. – Saulo Marques da CampTrailer.

 

O que na capital é dado como um mercado que está em queda, no interior os truckeiros tem se dado bem, com muitos eventos rolando é até difícil escolher onde ir em um final de semana para comer. Um grande diferencial dos Food Trucks é a pegada da comida de rua juntando todo o lifestyle que os truckeiros trazem, o fato de você estar ali pertinho, podendo ver o chef preparar sua comida é uma experiência muito melhor do que apenas ver um garçom trazendo seu prato, sendo que você nem vê a cara da pessoa que preparou sua comida.

Food Trucks no interior - lambretas-food-truck

A simpática Tathi do estiloso Lambreta’s Food Truck é um bom exemplo disso, com um estilo único e muita personalidade, ela leva seus deliciosos hamburgueres para toda a região de Campinas, no mercado há um ano e meio ela também diz que o mercado está crescendo muito, mas ela ressalta que também existem alguns truckeiros que estão chegando agora e colocando o preço muito abaixo do mercado, o que prejudica um pouco quem realmente quer fazer um trabalho bacana com produtos de qualidade.

Como você pode ver, Food Trucks no interior de São Paulo é um mercado muito aquecido e promissor, Campinas em específico é uma região com muitos Food Trucks, nós mesmo aqui do Guia Food Truck Campinas recebemos semanalmente e-mails com novos Food Trucks querendo participar dos nossos eventos, etc.

 

Leve Food Trucks para o seu evento e surpreenda seu público, ou caso você esteja a procura de uma deliciosa comida de rua, fique ligado em nossa agenda de eventos e aproveite para passar em um Food Truck e comer o melhor da gastronomia sobre rodas.

#VemComerNaRua

Compartilhe:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here